Pesquisar no Folhetim Dalit


Jorge Pedrosa

Seguidores da filosofia Dalit

Arquivos Dalits

terça-feira, 16 de março de 2010

Por que que o nordestino tem cabeça chata?

O contingente populacional nordestino é uma amálgama de tipos físicos com características próprias. A antropologia é a ciência que estuda estas conformações físicas particulares a cada raça.
O nordestino não é uma "raça", é uma mistura de várias.
Entram no caldeirão genêtico os genes de povos de tez branca (caucasianos ou mediterrâneos), entram elementos de origem africana (negros de várias etnias) e entram finalmente os ameríndios (aborigenes americanos).
De modo geral podemos dizer que :
Os brancos possuem estruturação do esqueleto craniano de proporções, digamos, "arredondadas", nariz curto e reto e lábios finos.
Os negros apresentam cranios ovalados e proeminentes na região occipital (posterior), nariz curto com ventas maiores e de largura igualmente maior enquanto que os lábios são mais carnudos.
Os índios americanos apresentam conformação craniana mais desenvolvida na região temporal (témporas) o que confere à caixa craniana uma aparência "achatada", nariz fino e frequentemente adunco, lábios muito finos.
O crãnio "achatado" é uma herança física dos genes dos ameríndios e que se manifesta ocasionalmente num ou outro indivíduo, segundo à sua configuração genética.
Naturalmente há gente que usa este detalhe anatômico para fazer piadas que só eles acham engraçadas. Na verdade não passa de mais um aspecto da diversidade da mesma espécie humana.

 Entendeu Cabeção?

Um comentário:

  1. Boa matéria. Sempre quis saber sobre o porquê de os nordestinos terem essa característica física, mas nunca havia encontrado nada a respeito.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentários sobre as materias e enquetes postadas neste Dalitblog. Sua opinião é muito importante pra nós!